8 de setembro de 2016

País não atinge metas para ensino médio e anos finais do fundamental

"Infelizmente, o Brasil está mal", diz ministro da Eduação ao divulgar Ideb

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5° ano), o Brasil atingiu 5,5 pontos, batendo com folga a meta estipulada de 5,2 pontos. Entretanto, as boas notícias param por aí. O objetivo para os anos finais do ensino fundamental, segmento que vai do 6º ao 9° ano, era alcançar os 4,7 pontos. Mas o país obteve apenas 4,5 pontos. No ensino médio, a distância é ainda maior entre a meta, de 4,3 pontos, e a média obtida, de meros 3,7. Para o ministro da Educação, Mendonça Filho, o dado é “absolutamente negativo”.
- Mostra que, infelizmente, o Brasil está mal - disse o ministro.
Divulgado a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador da educação básica no país. Criado em 2007, o índice, que considera o rendimento escolar (aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho dos alunos em testes padronizados de português e matemática, divulga três pontuações: uma para os primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), outra para os últimos anos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e uma terceira, para o ensino medio. Além disso, o indicador tem metas estabelecidas até 2021.
Graças ao Ideb, é possível avaliar a situação do ensino nos âmbitos nacional, estadual e municipal, tanto na rede pública quanto na privada. Segundo o índice, 20 estados aumentaram suas notas para o ensino médio público em relação a 2013. Mesmo assim, apenas quatro unidades da federação alcançaram as metas estabelecidas para este segmento: Amazonas, Pernambuco, Piauí e Goiás. Enquanto isso, 24 unidades da federação, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Rio Grande do Sul, foram "reprovadas", ou seja, não atingiram os objetivos.
O ensino médio público do Rio de Janeiro ficou estagnado em relação à última avaliação, realizada em 2013 e divulgada em 2014. O estado fluminense manteve os mesmos 3,6 pontos de dois anos antes, ficando, portanto, abaixo da meta estipulada de 3,7 pontos. Se consideramos também o desempenho da rede particular nessa conta, a situação permanece a mesma: o Rio manteve os 4 pontos registrados em 2013, abaixo da meta de 4,2 estabelecida para 2015.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/educac

Nenhum comentário:

Postar um comentário