13 de agosto de 2016

Estudantes protestam contra Escola Sem Partido em colégio de SP




PUBLICIDADE
Estudantes do Colégio Bandeirantes, tradicional escola da zona sul de São Paulo, realizaram na manhã desta sexta (12) um protesto contra o Escola Sem Partido, projeto de lei que visa vetar a "ideologização" em sala de aula.
O diretor do colégio, Mauro Aguiar, é crítico ao projeto de lei e manifestou sua opinião contrária emdebate promovido pela Folha no começo do mês. Como reação, um pequeno grupo de pessoas foi nesta quinta (11) à porta do Bandeirantes, na Vila Mariana, panfletar a favor do Escola Sem Partido.
"Era um grupo pequeno, de seis pessoas, mas levaram tambores e faziam muito barulho. Fomos discutir com eles e acabamos perdendo aula", conta a aluna Alexia Finkelstein, 16, contrária ao projeto de lei. "Achamos problemática a determinação que eles propõe do que é doutrinação, o que é fato, o que é certo, o que é errado", afirma.
Nesta manhã, Finkelstein e colegas reuniram cerca de cem pessoas, diz, e foi para a porta do colégio durante os 40 minutos de intervalo, carregando cartazes com escritos como "Escola Sem pensamento crítico não é escola" e "A verdade é dura, Escola Sem Partido é censura".
Não houve qualquer resistência ou protestos de outros alunos ou de quem passava pelo local, segundo a aluna. "A gente percebeu que as pessoas não conheciam muito o projeto de lei e foram se informar", diz.
FAVORÁVEIS
O grupo que panfletou na porta do colégio um dia antes tinha, na verdade, 30 pessoas, reclama Leandro Mohallen, 26, do movimento Juntos pelo Brasil e entusiasta da proposta.
"O Escola Sem Partido vai dar a oportunidade de o aluno que é perseguido e humilhado dentro da sala de aula de recorrer a algum lugar e de saber quais são os direitos dele", afirma o advogado, que diz já ter "sentido na pele, sofrido bullying ideológico".
Ele chama de infundadas as críticas de que o projeto seria uma forma de censura em sala de aula, impedindo discussões mais sensíveis. "Como é censura, como é mordaça se só vai haver um cartaz dentro da sala de alerta, se o projeto não estabelece crime ou multa?", questiona.
ESCOLA SEM PARTIDO
projeto de lei n° 193 tem o objetivo de incluir nas diretrizes e bases da educação nacional o programa Escola Sem Partido. O texto tramita no Senado e é de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), que é pastor evangélico.
Um dos pontos mais polêmicos está no oitavo artigo, que pode estimular a perseguição e o constrangimento de professores a partir de denúncias anônimas. "O ministério e as secretarias de educação contarão com um canal de comunicação destinado ao recebimento de reclamações relacionadas ao descumprimento desta lei, assegurado o anonimato".
O texto do projeto diz que a educação atenderá aos princípios de neutralidade política, ideológica e religiosa e garantirá o pluralismo de ideias. O professor, caso a lei seja aprovada, "não fará propaganda político-partidária em sala de aula nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas".
Além disso, o projeto prevê que "o poder público não se imiscuirá na opção sexual dos alunos" e veda, "especialmente, a aplicação dos postulados da teoria ou ideologia de gênero".
Na justificativa enviada ao Senado, o senador Magno Malta afirma ser "fato notório que professores e autores de materiais didáticos vêm se utilizando de suas aulas e de suas obras para tentar obter a adesão dos estudantes à determinadas correntes políticas e ideológicas para fazer com que eles adotem padrões de julgamento e de conduta moral –especialmente moral sexual– incompatíveis com os que lhes são ensinados por seus pais ou responsáveis."
Chama, ainda, uma suposta "doutrinação política e ideológica nas escolas" de "práticas ilícitas, violadoras de direitos e liberdades fundamentais dos estudantes e de seus pais ou responsáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário