5 de agosto de 2015

Notas das escolas no Enem 2014 avançam em três áreas, mas caem em matemática



BRASÍLIA. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio por Escola (Enem) 2014, divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que, incluindo instituições públicas e privadas, as médias aumentaram, em comparação com 2013, em três de quatro áreas de conhecimento avaliadas: passou de 508 para 528 em linguagem, códigos e suas tecnologias; de 492 para 507 em ciências da natureza e suas tecnologias; e de 537 para 565 em ciências humanas e suas tecnologias. Em matemática, no entanto, a média caiu de 544 para 511.
Na prova de redação, que analisa competências de domínio da língua escrita, também houve uma queda na média, de 447 para 434. No entanto, essa área não pode ser comparável por questões metodológicas, segundo Chico Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Uma das razões, de acordo com ele, é que o tema da redação muda de um ano para outro. A comparabilidade, possível nas demais áreas, não inclui a redação, explica. Soares também afirmou não ter ainda as médias separadas por escola pública e privada.
A divulgação do Enem por Escola trouxe quatro indicadores: de nível socioeconômico dos alunos, de formação docente, de porte e de permanência na escola durante o ensino médio. Entre todos eles, o fator socioeconômico é o que mais influencia na menção da escola, com uma diferença de 182 pontos entre a média obtida pelas instituições com nível “muito elevado” (611) e pelas de nível “muito baixo” (429). Para o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, os dados mostram que as desigualdades do Brasil entram na sala de aula:
- A muito grosso modo, podemos dizer que, no aproveitamento final do aluno, há fatores que dependem da escola e há fatores externos. Quanto aos que dependem da escola, podemos interferir mediante políticas do MEC, das secretarias estaduais e municipais (...) Porém, há fatores que saõ externos e muito tristes. O de maior impacto é o nível socioeconômico, que tem um peso gigantesco para o desempenho e pode ser trabalhado com políticas sociais - afirmou Janine. 

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