26 de março de 2015

Finlândia nega fim do ensino tradicional por disciplinas em escolas


RIO - Após a notícia de que a Finlândia estaria prestes a abolir o ensino por disciplinas correr o mundo, o país anunciou que isso não vai acontecer. De fato, a Finlândia terá um novo currículo para o ensino básico com mudanças para 2016, mas o Ministério da Educação divulgou uma nota, nesta quarta-feira, negando que vá abolir o sistema de ensino por matérias, como matemática, história e ciências.

A notícia se espalhou depois de uma matéria veiculada pelo jornal britânico "The Independent" informar que o ensino tradicional daria lugar ao ensino por "tópicos" multidisciplinares. O texto chegava a dizer que as mudanças valeriam para todas as escolas e seriam colocadas em prática até 2020.
O novo currículo para o ensino básico, que será implementado em agosto de 2016, contém algumas alterações que poderiam ter dado origem ao mal-entendido. De olho nos desafios futuros, o documento aumenta o foco sobre a aplicação transversal de competências, baseadas em práticas colaborativas dentro de sala de aula, nas quais alunos serão orientados simultaneamente por vários professores, durante períodos de estudos.
A nota divulgada pela pasta também esclarece que os alunos devem participar todos os anos de, pelo menos, um desses módulos de aprendizagem multidisciplinar, que são concebidos e implementados localmente. O novo currículo também afirma que os alunos devem ser envolvidos no planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário