12 de novembro de 2014

Dilma e Xeica do Qatar discutem parcerias em educação e cultura


Dilma e Xeica do Qatar discutem parcerias em educação e cultura
Xeica ofereceu vagas para brasileiros em universidades de Doha - Agência O Globo
RIO— A presidente Dilma Rousseff e a xeika Moza bint Nasser, presidente da Fundação Qatar e mãe do emir do país, Tamin Bin Hamad Al-Thani, se encontraram na manhã desta quarta-feira em Doha para discutir parcerias nas áreas da educação e cultura. Um dos temas tratados foi a expansão do programa Educate a Child, mantido pelo Qatar, para São Paulo. O programa investirá até 2016 US$ 1 bilhão em projetos focados nas crianças que estão fora da escola em 45 países. Em São Paulo, seria implantado projeto semelhante ao Aluno Presente, que funciona no Rio desde o ano passado e que receberá US$ 12 milhões até 2016 para incluir na rede municipal os jovens que não estão em sala de aula, combatendo a evasão escolar.
As duas conversaram sobre o papel do Brasil na defesa das metas globais de educação. A xeika pediu à presidente Dilma que apoie, durante a reunião do G20 na Austrália, a agenda voltada para as crianças fora da escola (que totalizaram 58 milhões em todo o mundo, entre 6 e 14 anos).
O ensino universitário também foi debatido durante o encontro: a xeika do Qatar, país com maior PIB per capita do mundo (102 mil dólares) e quem vem buscando crescer em relevância no campo diplomático internacional, ofereceu ao Brasil a oportunidade de enviar estudantes para as universidades de Doha. A oferta de cooperação teria sido aceita pela presidente. O ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente da Fundação Capes, Jorge Guimarães, foram oficialmente convidados a viajar ao país para implementar a parceria.
Um dia após a presidente ser surpreendida com a demissão de Marta Suplicy, quando já estava em Doha, Dilma e a mãe do emir Tamin Bin Hamad Al-Thani ainda trataram sobre iniciativas no campo da cultura. O Qatar vai digitalizar manuscritos da Biblioteca Nacional com relatos de viajantes portugueses à Índia nos séculos XV e XVI e que seriam de grande relevância para o mundo árabe. Outra promessa da xeika é expor esses documentos durante a programação do aniversário de 450 anos do Rio, em março de 2015.
Já Dilma teria proposto estudar o aumento de cursos de árabe no Brasil e se comprometido a participar do próximo Wise, conferência internacional de educação e inovação promovida pelo Qatar todos os anos, cuja última edição se encerrou na semana passada. Seria a primeira participação da presidente no evento, embora já tenha sido convidada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário