11 de maio de 2014

Violencia no Brasil: ‘Esse linchamento é relacionado com a persistência da cultura de justiçamento’

Socióloga que estudou atos de justiça com as próprias mãos defende que deve haver controle de responsabilidade na internet

CLEIDE CARVALHO (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
Publicado:
SÃO PAULO - "O brasileiro, este cordial incorrigível, pode torturar, matar, linchar. Se não o faz diretamente, muitas vezes justifica e apoia". A cultura de fazer justiça com as próprias mãos foi assim descrita pela socióloga Maria Victória Benevides no estudo sobre A Violência no Brasil, realizado pelo Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e publicado no início da década de 80. Trinta anos se passaram e o tema segue atual. A figura do "brasileiro bonzinho" continua no imaginário de uma população que, no dia a dia, se equilibra na corda bamba, entre bandido e polícia. Se no mundo real os problemas seguem sem solução, na internet eles se ampliam e se alastram. "A polícia é a primeira porta do Estado que a população conhece e tem acesso, nem que seja para apanhar", resume Maria Victória.
A senhora estudou linchamentos no fim da década de 70. Há semelhanças com a morte da dona de casa Fabiane de Jejus no Guarujá?
Esse linchamento é relacionado com a persistência da cultura de justiçamento. Há ainda o motivador, que é o tipo de crime supostamente cometido pela vítima. O crime que mais levanta a indignação da sociedade é o que afeta crianças, seja com agressão e abuso sexual. Quando envolve ainda, como neste caso, aspectos de magia negra, torna ainda o crime mais horripilante e perturba mais ainda o senso de justiça das pessoas. Outro ponto em comum é o fato de os envolvidos pertencerem aos segmentos mais populares, mais desprovidos de informação e que, com toda razão, desconfiam tremendamente do sistema judiciário e da possibilidade de que o criminoso realmente pagará por sua culpa.
Qual seriam as diferenças?
Vi um caso de uma mulher que gritou, num ambiente de muita carência material, "pega ladrão!". Todo mundo saiu atrás e lincharam um coitado. Mas aquela era uma época de muito desemprego, violência policial, inflação alta. Era quase uma situação de desespero. A carência material aguçava o ódio. Mas mesmo naquela época, predominavam como motivadores os crimes contra crianças, os abusos. Mas a grande, a enorme diferença em relação aos linchamentos que estudei é a internet, o uso e a credibilidade que é dada justamente pelos setores mais carentes em termos de instrução formal.
Mas foi publicado na internet um retrato falado. As pessoas é que viram semelhança com a vítima e agiram com violência.
O erro da página foi ter divulgado uma lenda urbana sem a mínima investigação a respeito. O retrato falado foi apenas a cereja do bolo. Mesmo que não houvesse o retrato falado, um portal com o mínimo de responsabilidade não daria uma informação como essa sem o mínimo de checagem. O pior mesmo foi a notícia sem a menor pesquisa. Bastava ligar para a delegacia e perguntar se havia criança desaparecida.
Não se tratava de um órgão formal de imprensa.
Essa é a força e a maldição da internet. Maravilhosa e fatídica. Qualquer pessoa pode criar uma página, não é um órgão de imprensa. Mas justamente por não ser imprensa formal, oficial é que aumenta a credibilidade. Pensam "eles não têm nada a ganhar". Os veículos formais ganham dinheiro. É um raciocínio primário: achar que o que é espontâneo e de graça é mais verdadeiro.
Fatos como este tornam necessário algum tipo de controle da internet?
Não há agora, mas tem que haver. Precisamos discutir, não tem nada a ver com violência. Veja um caso de uma aluna da USP, de classe abastada, que reclamei do comportamento dela. Vi no portal do diretório acadêmico na internet ela falando inverdades a meu respeito. Achei por acaso, numa busca no Google. Um professor de uma universidade, com raiva de uma colega, publicou um filme erótico com montagem, usando a cara da professora. Houve processo, mas o estrago já estava feito. Tem que haver controle de responsabilidade. Não se trata de censura. A internet alcança mais pessoas, basta ver o acesso ao Facebook, a quantidade de horas que as pessoas de todas as classes sociais passam em redes sociais é enorme.
O que temos de aparato de leis não é suficiente?
O marco civil da internet é um avanço, mas há confusão entre o direito de expressão e o direito à privacidade, à dignidade das pessoas. Não existe direito absoluto. O direito de expressão vai até onde o seu uso não implicará crime contra as instituições ou contra a integridade de outra pessoa. Há filtros que devem ser usados. A coisa mais fácil do mundo é uma criança acessar um site pornográfico. Neste caso do linchamento, a questão não pode parar aí.
No caso de linchamentos, o que diferencia o Brasil do resto do mundo?
Não conheço casos semelhantes na Europa e Estados Unidos. Lá, quando ocorre um tipo de tragédia, é pela ação de pessoas isoladas, psiquicamente perturbadas, que saem atirando e matando um monte de gente. Ou são casos específicos, de grupos de ódio, por discriminação, racismo, homofobia ou religião. É bem diferente da punição, do linchamento em função de um crime que causou indignação geral.
O que leva a este tipo de violência?
A indignação por um crime é contaminável, se irradia. Mas neste caso, impressiona a credulidade única e exclusivamente através de notícia de um portal em rede social com um retrato-falado, que é um recurso extremamente frágil. As pessoas partiram para o ataque sem buscar qualquer confirmação para comprovar a lenda urbana de que havia uma mulher sequestrando crianças para rituais. Isso é extremamente chocante. A própria Secretaria de Segurança informou que não havia nenhum desaparecimento de criança ali. Nos linchamentos, em geral as pessoas viram a vítima, o corpo estendido da criança abusada sexualmente e assassinada. Tiveram, de certa forma, algum tipo de prova. Isso não justifica o linchamento, mas era havia algo mais palpável.
Essa atitude estaria relacionada a uma cultura do medo?
O sentimento de insegurança e de medo é comum a todos, independentemente de classe social e nível de instrução. Evidentemente os que estão mais carentes de recursos sócio econômicos e de voz política para fazer exigências em relação à segurança são os mais atingidos. Mas só o medo não explica essa cultura da justiça pelas próprias mãos, cujo extremo é o linchamento. Quero chamar atenção para o fato de que o crescimento do descrédito nos órgãos oficiais de segurança tem aumentado muito e, principalmente, nos meios populares, que são as vítimas principais. Essas pessoas estão espremidas entre a violência do narcotráfico, dos bandidos em geral e a violência da polícia. Os eventos repressivos atingem em geral os mais pobres, os negros. Eles são sempre os principais suspeitos de tudo. São também os que mais recorrem à polícia. A polícia é a primeira porta do Estado que a população conhece em tem acesso, nem que seja para apanhar.
Há por trás de episódios como este uma crise ética da sociedade brasileira?
São frutos de uma sociedade na qual a violência faz parte do cotidiano. Quem tem 300 anos de escravidão tem uma herança maldita. E uma tradição de que a culpa tem que ser expiada como retaliação idêntica: matou tem que morrer, estuprou tem que ser estuprado. No linchamento, é a cultura do que tem o que mereceu. Tenho certeza que as pessoas que participaram vão se arrepender. O castigo está ligado à culpa. Uma vez conversei com um policial sobre tortura. Ele disse que se torturasse um inocente, sentiria remorso.
Mas e se fosse um culpado?
Fiz essa pergunta a ele de várias maneiras, mas era outra aura de compreensão. Ele não respondeu. Para ele, o culpado era para ser torturado mesmo.
Isso significa que a sociedade brasileira se modernizou tecnologicamente, mas segue arcaica?
A sociedade vive razoavelmente pronta para justificar a tortura nas delegacias, no sistema penitenciário, se estiver convencida que as pessoas mereceram. Pensam que alguma coisa fizeram de errado para merecer apanhar. A sociedade só se levantou para reclamar da tortura política. Felizmente, isso deu frutos para que grupos da sociedade civil denunciassem e fizessem pressão para acabar com a tortura contra os pobres. Mas, neste sentido, a cultura permanece, haja vista que até o Supremo Tribunal Federal decidiu pela interpretação da Lei da Anistia que abarca os torturadores, os que estupraram, assassinaram e desapareceram com os corpos. São crimes contra a humanidade. Se até o Supremo decidiu assim, apesar de o país ser signatário de um acordo que prevê que crimes contra a humanidade são imprescritíveis, o que exigir de pessoas semi-instruidas e marcadas pela violência?
No Brasil, direitos humanos é algo pejorativo e mal visto.
Comecei minha militância na defesa dos direitos humanos e continuo até hoje. Posso afirmar com a maior convicção que o reconhecimento da legitimidade dos direitos humanos, dos direitos fundamentais de todos, tem aumentado muito e se tornou pauta importante na agenda do Estado. Há uma secretaria, com status de Ministério, para reconhecimento, promoção dos direitos humanos. Há um avanço.
Mas o fato de o Brasil ter de ter uma secretaria para isso não mostra justamente nosso atraso?
O avanço institucional será dos meus netos, das minhas netas. Teremos uma sociedade que não precisa de imposição para respeitar os direitos humanos. A discussão fica restrita aos direitos de quem comete crimes, mas ela envolve uma gama ampla de direitos, a começar pelo próprio direito à vida com dignidade. O que se defende em relação aos apenados e suspeitos é que a lei seja cumprida, que todos tenham acesso à proteção da lei. A negação a este acesso é que produz linchamentos. Se não existe lei, se não existe Estado, as pessoas fazem sua lei e sua justiça. Temos criminosos pavorosos que ficam soltos porque conseguem pagar bons advogados. Estou pensando no jornalista Pimenta Neves, que matou a ex-namorada pelas costas, uma moça de 30 anos. Ele foi beneficiado por uma série de adiamentos e recursos. Lembro-me de uma mulher presa por tentativa de furto de um xampu. Ela apanhou na prisão, perdeu um olho. Quando uma advogada descobriu o caso e pediu a soltura, o juiz disse que ela não era ré primária: já tinha tentado furtar um batom. No meio popular isso deve gerar um ódio incalculável da Justiça. Se eu sinto, imagina o que sente quem não tem acesso à justiça. Quando a indignação chega a um ponto terrível, estimula a justiça com as próprias mãos.
O que o Estado pode fazer agora?
Depois que o linchamento ocorreu, o Estado tem que investigar e descobrir como chegaram a esta moça. Tem que descobrir como ela foi escolhida para ser linchada. Não estamos falando de um grotão, mas do Guarujá, em São Paulo. Como ela foi agredida por tanto tempo e ninguém chamou a polícia? Os próprios linchadores impediam que ela fosse defendida. Foi um espetáculo macabro, com crianças assistindo. A polícia tem que investigar e os responsáveis têm de ser punidos. Ninguém tem o direito de fazer justiça pelas próprias mãos. A imprensa tem um papel público a cumprir, o de cobrar essas respostas.


 http://oglobo.globo.com/pais/esse-linchamento-relacionado-com-persistencia-da-cultura-de-justicamento-12450993#ixzz31P9uRBjX 

Nenhum comentário:

Postar um comentário