22 de dezembro de 2013

Dossiê sobre Belo Monte ganha versão em inglês


Site da Folha publica tradução da reportagem que iniciou a série 'Tudo Sobre'
Assim como a versão original em português, a reportagem em inglês traz dezenas de fotos, vídeos e infográficos
DE SÃO PAULO, 22/12/2013
O site da Folha publica hoje a versão em inglês de "A Batalha de Belo Monte", primeira reportagem multimídia da série "Tudo Sobre", que lançará outros dossiês digitais ao longo de 2014.
"The Battle of Belo Monte" está disponível no endereço folha.com/belomonte-en. A versão em inglês foi feita pelo jornalista e escritor Michael Kepp.
Quando entrar por completo em operação, em 2019, Belo Monte será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, com 11.233 megawatts (MW).
Só perderá em capacidade instalada para a chinesa Três Gargantas (com seus 22.720 MW) e para Itaipu (com 14.000 MW), que pertente ao Brasil e ao Paraguai.
Com seus 25 mil operários e custo total de R$ 30 bilhões (US$ 13 bilhões), Belo Monte é a maior obra de infraestrutura do governo Dilma Rousseff. A hidrelétrica já foi objeto de dezenas de ações judiciais, greves de trabalhadores e paralisações dos canteiros de obras promovidas por grupos indígenas.
Assim como no caso da reportagem original em português, a versão em inglês contém dezenas de fotografias, vídeos e infográficos. De modo a cobrir o máximo de pontos de vista sobre a controversa dessa gigantesca obra, o texto se divide em cinco capítulos: Obra, Ambiente, Sociedade, Povos Indígenas e História.
GAME
Também recebeu tradução para a língua inglesa o game "Folhacóptero", que permite ao internauta que visita o site da Folha sobrevoar a área em que está sendo erguida a hidrelétrica de Belo Monte, no Estado do Pará.
À medida que avança, o jogador recebe informações sobre a obra. O game pode ser jogado tanto pelo navegador, por meio de comandos no teclado, como baixado por aplicativos para celulares e tablets com Android e iOS.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário