17 de dezembro de 2013

Alto Tietê registra 880 homicídios em três anos



Estudo mostra o avanço da cultura da violência / Foto: Arquivo


Assassinadas com requintes de brutalidade, em novembro de 2011, as irmãs Renata e Roberta Yoshifusa integram o número de 199 jovens vítimas de homicídio doloso (com intenção de matar) registrado nas 10 cidades do Alto Tietê entre 2009 e o ano retrasado. O levantamento aponta, ainda, que 880 pessoas – entre crianças e idosos – foram mortas de forma violenta neste período na Região. Itaquaquecetuba tem 385 óbitos e lidera o ranking local. Estudo mostra o avanço da cultura da violência.
As estatísticas constam no “Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil”, de autoria do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, e publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos (Cebela), em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República. Os números traçam o perfil de cada município da Região em relação às mortes por armas de fogo, facas ou outros objetos cortantes.
A maior parte morreu em decorrência de ferimentos causados por tiros. Os dados foram compilados pelo Ministério da Saúde a partir de prontuários de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais particulares.  (Lucas Meloni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário