25 de novembro de 2013

Campanha para conter violência entre jovens é lançada em Vitória

Segundo o Mapa da Violência, 40% das mortes de jovens são homicídios.

Projeto 'Conte até 10' será feito nas escolas estaduais da rede pública.

Do G1 ES

Uma campanha para tentar reduzir a violência entre os jovens é lançada em Vitória, pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), na manhã desta segunda-feira (25). O evento de lançamento é às 10h, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É o "Conta até 10 nas Escolas", com objetivo de promover atitudes de paz e respeito, buscando assim reduzir a quantidade de homicídios. A campanha, que tem âmbito estadual, será implementada por meio de roteiros de aulas e os professores serão orientados a trabalhar o tema.
A ideia da campanha veio a partir de dados do "Mapa da Violência 2013 - Homicídios e Juventude do Brasil", que apontaram que 40% das mortes de jovens com idades entre 15 e 24 anos são por assassinatos. A pesquisa foi realizada em 27 unidades da Federação, pelas instituições não-governamentais Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil) e Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela).

A campanha
O promotor de Justiça Pedro Ivo de Sousa é o coordenador estadual da campanha. Ele explicou que nas salas de aula, professores e alunos vão discutir temas como o bullying, a discriminação e o funcionamento do sistema de Justiça. “O Ministério Público quer ser parceiro dos professores e diretores das escolas para que possa contribuir com mais ênfase no combate à violência e, assim, promover a cultura da paz. Nesse cenário é importante a participação de todos, profissionais da educação, alunos e pais”, disse.
A campanha “Conte até 10 nas Escolas” será implantada através de roteiros de aulas e os professores serão orientados a trabalhar o tema da violência sob o olhar da valorização da vida e da mudança de comportamento para enfrentar situações-limite. Vinte mil roteiros serão distribuídos às escolas públicas e privadas de ensino médio, com prioridade para os cem municípios brasileiros com os maiores índices de mortalidade de jovens decorrente de homicídios, segundo dados divulgados pelo “Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil”.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário