19 de setembro de 2013

Sheika Moza visita escolas na Rocinha


A Sheika Moza bint Nasser, do Catar, fundadora da Organização não governamental Education Above All, visitou duas escolas da Rocinha, no Rio de Janeiro

http://www.brasilfashionnews.com.br/Adm/Multimidia/GaleriaNoticias/caminhoImagem/326_625/33900.jpg
Divulgação

Na ocasião, Sua Alteza conversou com professores e alunos da Escola Francisco de Paulo Brito sobre os benefícios que o programa está trazendo para a escola desde que foi implantado.  A escola faz parte do programa Escolas do Amanhã, que é apoiado pela Fundação.
" O Brasil fez progresso nos últimos anos ao oferecer acesso à educação para a maioria de suas crianças. No entanto, ainda há uma pequena porcentagem de crianças que está fora da escola. O programa Educate A Child e o Brasil estão desenvolvendo uma parceria próspera, onde podemos aprender com os sucessos do país, assim como compartilhar nosso conhecimento para ajudar o Brasil a alcançar a educação primária universal", declarou Sheika Moza na manhã desta segunda.

Educate a Child é um programa global lançado por Sua Alteza no ano passado e que pretende ajudar crianças em áreas carentes a ter acesso a uma educação primária de qualidade. O programa apoia duas iniciativas no Brasil: Escolas do Amanhã e Nation Wide Advocacy.

No colégio, Sheika Moza conversou com os alunos e conheceu as salas de aula e computação e a biblioteca. “ É realmente inspirador ver a determinação dessas crianças em aprender e de seus professores e comunidades para lhes proporcionar ensino primário de qualidade apesar de todas as dificuldades de suas famílias”, comemorou.

O programa Nation Wide Advocacy será implementado por meio do Todos Pela Educação. Trata-se de um programa de mobilização das comunidades e escolas em áreas pobres do Rio e de São Paulo. Ele mobilizará o departamento de educação do governo, os municípios e as comunidades para desenvolverem soluções em conjunto com o objetivo de matricular crianças que tenham abandonado a escola.

Em seguida, Sua Alteza visitou a escola Andre Urani, também localizada na Rocinha. Esta escola faz parte do projeto Gente, uma iniciativa recente feita pelo Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro em parceria com a UNESCO para melhorar o rendimento das escolas com baixo desempenho nas favelas. Sua Alteza conversou com alunos e funcionários sobre a abordagem inovadora do método de ensino.

O projeto Gente visa adaptar as instalações e as abordagens de ensino usando o que há de mais moderno em tecnologia. O currículo é concebido para estimular a autonomia do aluno e as salas de aula são diferentes de outras escolas.  Cada aluno tem seu próprio laptop com aulas online elaboradas a cada semana. As aulas online são individuais de acordo com o nível de cada aluno que são avaliados ao final de cada semana.

Sobre o Escolas do Amanhã
O Programa Escolas do Amanhã, criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem em 155 escolas do ensino fundamental localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade. Integram as estratégias do Programa cuidar do ambiente físico, acadêmico e social da escola e trabalhar para o desenvolvimento e promoção de uma cultura baseada em valores.  O Programa  desenvolve um conjunto de ações nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Arte e Cultura, e conta com  educação em tempo integral, atividades de reforço escolar, oficinas pedagógicas e culturais no contraturno, metodologias inovadoras de ensino, além de salas de saúde, leitura e informática.

Sobre o Educate a Child
Educate a Child é um programa universal lançado por Sua Alteza, Sheika Moza bint Nasser do Catar em novembro de 2012 cujo objetivo é reduzir significativamente o número de crianças sem acesso à educação. Inspirado pelo Millenium Develpment Goal (MDG 2,) que atua para que  todas as crianças tenham acesso a um curso completo de educação primária de qualidade, Educate A Child está trabalhando com uma série de organizações internacionais e parceiros nacionais para desencadear avanços significativos em ajudar crianças das áreas mais pobre e marginalizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário