12 de setembro de 2013

PAULA CESARINO COSTA Cidades dos sonhos

Folha de S.Paulo, 12/9/2013

RIO DE JANEIRO - Qual é a melhor cidade do mundo? Pesquisa inédita feita em 24 países foi atrás da resposta. O instituto Ipsos apresentou a mais de 18 mil pessoas uma lista com 48 cidades e colocou três perguntas: qual a melhor para fazer negócios, para viver e para visitar?
As campeãs foram as esperadas. Em primeiro lugar no ranking geral, Nova York foi escolhida como a melhor para negócios, a segunda preferida para visitar (atrás de Paris) e o quinto lugar mais desejado para viver.
Vice-campeã, Londres está entre as cinco cidades preferidas nos três quesitos, além de ser a escolhida para viver por quem tem menos de 35 anos. Paris é, de longe, o destino dos sonhos de quem viaja e praticamente ignorada para negócios. Talvez uma coisa explique a outra.
A pesquisa jogou luzes sobre cidades como a suíça Zurique (a melhor para viver), a australiana Sydney (a segunda preferida para viver e o quinto destino para visitar), além de Abu Dhabi (só atrás de Nova York como lugar ideal para fazer negócios).
E as cidades brasileiras? São Paulo e Rio estavam na lista apresentada aos entrevistados. No ranking geral, o Rio ficou em 18º lugar, e São Paulo, em 39º. Mas a capital carioca é a 8ª mais citada como destino turístico.
Ausente do imaginário mundial, São Paulo é bem lembrada pelos brasileiros. Foi a segunda cidade escolhida para fazer negócios (atrás de Nova York) e a terceira para viver (depois de Paris e Nova York). Já o Rio é eleito o melhor destino, depois de Paris, Nova York e Roma.
Pesquisas desse tipo parecem não ter muita utilidade, além de despertar a curiosidade do leitor e provocar disputas bairristas. Mas pode levar à reflexão sobre se é possível que cidades agradáveis sejam também boas para fazer negócios, ou por que há tão poucos exemplos de lugares onde é possível ganhar dinheiro e viver bem.
A pesquisa está em www.ipsos-mori.com/newsevents/topcities.aspx.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário