25 de agosto de 2013

Com emprego em alta, jovens atrasam mais os estudos

  • Economia aquecida eleva a proporção dos que vão direto para o mercado após o ensino médio
ALESSANDRA DUARTE 
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Wandy Siqueira: “Eu precisava de independência financeira. E, hoje, tem muita vaga por aí. Quero juntar dinheiro para pagar aluguel e ir para a faculdade depois”
Foto: Paula Giolito/ O Globo

Wandy Siqueira: “Eu precisava de independência financeira. E, hoje, tem muita vaga por aí. Quero juntar dinheiro para pagar aluguel e ir para a faculdade depois” Paula Giolito/ O Globo
RIO - Economia aquecida, mais emprego, mais renda — e menos estudo. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) aponta que a melhora do cenário econômico do país nos últimos anos teve um efeito perverso: com mais opções de emprego e uma elevação da renda média, os jovens de 17 a 22 anos, faixa etária na qual eles deveriam ingressar no ensino superior, estão indo direto para o mercado de trabalho após concluírem o ensino médio. Segundo a análise, que utilizou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, nos últimos anos cresceu a proporção dos jovens nessa faixa etária que apenas trabalham, enquanto diminuiu a proporção dos jovens desse grupo que somente estudam.
De autoria de Naércio Aquino Menezes Filho, Marcos Ki Hyung Lee e Bruno Kawaoka Komatsu, e intitulada “Mudanças na situação de estudo e trabalho dos jovens no Brasil”, a pesquisa mostra que o percentual de jovens de 17 a 22 anos que só trabalham, depois de ter caído de 61,8% em 1995 para 50,1%, em 2003, começou, a partir de 2003, a subir, chegando a 57,9% em 2011. Já o percentual de jovens nessa faixa etária que só estudam, que era de 4,7% em 1995, subiu a 9,4% em 2003, mas então começou a cair, indo a 5,9% em 2011. Além disso, desde 2009 vem caindo a proporção de jovens de 17 a 22 anos dentro do grupo de universitários no primeiro ano do ensino superior.
Por regressões econométricas, a pesquisa viu correlação entre o custo de oportunidade de continuar estudando e o custo de oportunidade do trabalho. Viu, por exemplo, que a renda média do jovem passou a pesar mais na decisão dele de trabalhar do que a renda média dos pais.
Outro ponto tratado pela análise é que a escolaridade da mãe, apesar de ter melhorado e de isso influenciar na probabilidade de o filho continuar estudando, passou a pesar menos do que a renda média do próprio jovem.
— A renda média dos pais é um fator importante para o jovem continuar a estudar. Mas a renda média do próprio jovem tem se tornado um fator mais importante: em 2011, ela teve um efeito cinco vezes maior na decisão de estudar ou trabalhar do que a renda dos pais. E, quanto maior a renda do jovem, maior o custo de oportunidade do seu estudo, porque ele vai perder mais ao não ir trabalhar — analisa um dos autores da pesquisa, Naércio Menezes, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper. — Entre 95 e 2003, cresceu a proporção de jovens estudantes, em grande parte por causa do aumento da escolaridade das mães. Mas, entre 2003 e 2011, essa maior escolaridade da mãe não foi suficiente, porque a renda média do jovem pesou mais. Há os casos de quem não consegue passar no vestibular, mas também há vagas em faculdades privadas que não são preenchidas. Muitos jovens, em vez de irem para elas, estão preferindo ir trabalhar, até para terem dinheiro para pagar uma faculdade mais tarde.
Mesmo tendo aumentado o percentual de concluintes do ensino médio entre 2003 e 2011, de 32% para 44%, diz Menezes, estagnou a taxa de escolarização líquida (o percentual de estudantes cursando um nível de ensino na idade adequada) do ensino superior. Isso indica que, apesar de mais gente terminar o antigo 2º grau, elas não necessariamente estão indo para a faculdade:
— O próprio fato de ter mais gente concluindo o ensino médio contribui para que haja mais jovem indo trabalhar, porque acaba havendo mais gente passando por essa fase de transição que é o fim do nível médio e a ida para o superior.
Com 20 anos, Victor Hugo Gomes de Sousa, morador de Santa Teresa, no Rio, quer fazer faculdade de Comunicação. Mas, antes, foi buscar experiência profissional e a renda que poderia vir daí.
— Além do ensino médio, fiz um curso de preparação para o primeiro emprego. É sempre bom já ter algum preparo no mercado de trabalho, para não ir de cabeça numa coisa maior. Agora vou ver se começo um curso pré-vestibular. Meu irmão mais velho também foi trabalhar primeiro, e agora é que entrou numa faculdade de Contabilidade. Fiz Enem e não passei, mas, se tivesse passado, ia querer conciliar com um trabalho também — afirma Victor, que já trabalhou como auxiliar administrativo e há quatro meses é vendedor de loja. — Não foi difícil. Botei currículo num dia, no outro já me ligaram. Hoje ganho R$ 1,1 mil que são só para mim, para eu comprar o que quiser. Não preciso pedir dinheiro para os meus pais para nada.
O coordenador do centro do Insper lembra que o efeito do aquecimento da economia sobre a decisão de trabalhar da população jovem também já foi encontrado por pesquisas nos Estados Unidos. Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara também cita que o mesmo fenômeno já ocorreu em outros países:
— Portugal e Espanha, por exemplo, nos anos 1990, estavam entre os países periféricos da zona do euro que receberam muitos investimentos; a economia melhorou lá, e a população jovem viu que podia ter um bom salário sem um diploma. Era um salário que dava para ir a um jogo, comprar roupa. Mas hoje, com a crise, não terem tido ensino superior está fazendo falta.
Daniel Cara defende uma mudança no currículo e na metodologia do ensino médio para que ele estimule o jovem a continuar estudando. Isso porque o “excesso de conteudismo” do nível médio hoje favoreceria a evasão não só do próprio ensino médio, mas também o desestímulo a seguir estudando:
— O ensino médio deve ser capaz de fazer com que o jovem construa seu projeto de vida. Deve discuti-lo com ele. Para um jovem de periferia, qualquer salário é uma oportunidade, seja para ajudar a família ou ter um mínimo que satisfaça o próprio consumo. Ter um projeto de vida vai além. O ensino técnico qualifica, mas também não necessariamente constrói esse projeto.
— Essa ida do jovem para o mercado de trabalho é a junção de uma escola que não se comunica com os alunos com uma demanda da economia — acrescenta Francisco Soares, professor da UFMG. — “Por que vou ficar num estudo que não estou seguro de que vai me proporcionar algo depois?”, é o que muitos pensam, ainda mais se estão conseguindo trabalho.
A falta de preparo do aluno vinda de deficiências já do nível fundamental, lembra Soares, também pesaria na ida para o mercado de trabalho. Não só pelo fato de que pode ser mais difícil para ele passar para uma universidade, mas também acompanhar os estudos depois.
Por isso, melhorar a própria educação básica também estimularia o estudante a trocar a visão de curto prazo do trabalho imediato pelo que a universidade poderia lhe oferecer no futuro — por exemplo, o ganho salarial, já que os formados no ensino superior têm salário médio real entre duas vezes e meia e três vezes aquele dos formados no ensino médio, aponta a pesquisa do Insper.
— As escolas precisam deixar claro essa diferença salarial para os estudantes, é preciso haver mais informação sobre isso — avalia Wanda Engel, diretora do Instituto Synergos e ex-superintendente do Instituto Unibanco. — Em segundo lugar, além de se aumentar o acesso à universidade, com medidas como o Prouni (bolsas federais para vagas no ensino superior privado), é preciso que sejam pensadas medidas para estimular a permanência dos alunos na universidade; aumentar bolsas de monitoria e de estágio, por exemplo. Em muitos casos, está se permitindo acesso à universidade para quem não tem como se manter estudando sem renda, ou ficar comprando livros.
A baixa taxa de escolarização líquida no ensino médio — apenas 51,5% dos estudantes estão nesse nível de ensino na idade certa, segundo o Insper — também seria outro fator a entrar na balança dessa decisão da população jovem, lembra Wanda. Ela destaca que muitos concluintes do ensino médio “já terminam numa idade em que querem autonomia financeira”.
Foi o que Wandy Gil Kleinert Siqueira procurou ao ir atrás de emprego. Com 22 anos e ensino médio completo, há um ano é vendedor no Centro do Rio. Antes, foi operador de telemarketing.
— Eu precisava de independência financeira. E, hoje, tem muita vaga por aí. Em telemarketing, tem muito mesmo. Comércio de rua também. Você pode entrar como aprendiz e já ter seu dinheiro — diz Wandy. — Também já fiz curso de manutenção de computadores, para trabalhar com isso por conta própria. Passei a me virar, até porque estou saindo da casa dos meus pais. Quero juntar dinheiro para pagar aluguel e para ir para a faculdade depois.


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