19 de abril de 2013

Brasil tem redução de 12% no número de livrarias


de 

RIO - Entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012, houve uma redução de 12% no número de livrarias em todo o país, segundo o presidente da Associação Nacional de Livrarias (ANL), Edmilson Xavier. Eram 3.481 e agora são 3.073. A informação está na quarta edição do anuário da ANL, que será divulgado dia 30 de abril, na livraria Martins Fontes, em São Paulo.
— Essa queda é preocupante. Ela compromete o que chamamos de bibliodiversidade — afirma Edmilson Xavier, presidente da ANL.
Para Xavier, o número ainda não é efeito da chegada das livrarias digitais ao país, já que a anuário contabilizou as livrarias até dezembro do ano passado — mesmo período em que Amazon e Kobo iniciaram suas operações no Brasil. O presidente da ANL diz que a queda de 12% reflete a concentração do mercado em grandes redes e grandes grupos editoriais.
— Na edição deste ano, também notamos que não só livrarias independentes fechando, mas pequenas redes que faliram na tentativa de se expandir — diz Xavier.
Além desse número, o anuário traz uma listagem atualizada das livrarias existentes no país, sócias da ANL ou não. A ideia é apontar estatísticas e tendências do mercado livreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário