26 de dezembro de 2012

IGOR GIELOW Miopia e estrabismo



BRASÍLIA - Num desses insanos dias que antecedem o Natal, eu tomei a decisão temerária de ir ao cinema de um shopping. Queria descobrir se "As aventuras de Pi", de Ang Lee, é tão bom quanto parece.
À frente na fila homérica, duas jovens marcadas pelo uso abusivo de maquiagem, estampas animais e óculos com cristais -suponho que da Swarovski, sucesso entre as abastadas nativas. Elas discutiam ir a um restaurante à beira do lago Paranoá.
"O duro é que precisamos passar perto do Varjão", queixou-se uma. "Pare de ser preconceituosa, lá só é perigoso porque são pobres, coitados", rebateu a outra. Varjão é uma área carente conhecida pela criminalidade, margeada pela via que leva ao tal restaurante.
Lendo ontem os dados da pesquisa Datafolha sobre valores do brasileiro, o diálogo me voltou à cabeça.
Um dos mais incrustados mitos da esquerda local é o de que a pobreza é geradora exclusiva da violência. Boa parte de nossa elite estudou numa academia majoritariamente esquerdista, o que ajuda a explicar um número do levantamento.
Segundo o Datafolha, 56% dos que ganham mais do que dez salários mínimos acreditam no mito (no caso, "falta de oportunidades iguais").
Já os mais pobres da amostra (renda de até dois mínimos mensais) rejeitam a autocomiseração social: entre eles, 60% preferem culpar a "maldade". Ainda que o conceito seja gelatinoso, fica claro para onde aponta a percepção desse segmento social.
Errei ao não checar antes e não pude ver "Pi": a sessão era em 3D. Estrábicos como eu não formam uma só imagem no cérebro, e somos assim imunes a essa tecnologia, nem mesmo se aqueles óculos ridículos vierem adornados com os mesmos Swarovski do modelo que a rainha Elizabeth 2ª usou na véspera do Natal.
Meu estrabismo foi mitigado na faca e com longa terapia, mas não tem cura definitiva. Assim como, temo, a miopia das moças da fila.
Folha de SP,26/12/2012

2 comentários:

  1. Sr Igor.

    Sou míope desde os 6 anos de idade e considero que o termo "miopia" para descrever indivíduos de pensamento restrito é inadequado e ofende portadores de miopia verdadeira, a ocular.

    O sujeito que pensa conforme seu texto não é míope e sim IGNORANTE. Por favor não me compare, mesmo que involuntariamente a eles.

    Grato
    Paulus Maciel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem sou míope, desde os zero anos de idade.
      Confesso que até agora (antes de ler suas linhas) nunca tinha feito esta associação - míope, sem dúvida.
      Nunca me senti ofendido por essa expressão que nada tem a ver com as pessoas portadoras de miopia ótica.
      Muitos míopes têm mentes muito mais largas do que os hipermétropes ou outros de visão 'normal'.
      Considero sua observação - isto sim - extremamente advogadesca, OABesta e canalha como todos advogados que têm nascido desde 1988.
      Se o senhor precisa de adotar essa postura, em vez de procurar um oftalmologista, tente um psiquiatra.
      Sua miopia mais grave não é dióptrica, mas psíquica.
      Vê se não começa, caso contrário os advogados logo criarão cotas para míopes nas escolas, puteiros, cadeias, facções criminosas (como o Estado atual) e outras coalizões.

      Excluir