30 de agosto de 2012

Sociólogo diz que violência migrou dos grandes centros e destaca impunidade





Railton Teixeira
Alagoas24horas
Sociólogo diz que violência migrou dos grandes centros e destaca impunidade
Sociólogo diz que violência migrou dos grandes centros e destaca impunidade
“As causas da violência em Alagoas também se dão pela ausência do poder do Estado, onde não tem como enfrentar esse modelo internacional de crime”, destacou o organizador do Mapa da Violência na America Latina, Julio Jacobo Waiselfisz, que esteve na manhã desta quarta-feira, 29, na Câmara Municipal de Maceió.
Jacobo foi ouvido pela Comissão Especial de Inquérito que analisa as causas da violência na capital alagoana, que, em sua terceira audiência, trouxe ao parlamento mirim o ex-coordenador da Unesco, área Pernambuco, para apresentar dados que coloca o Estado como mais violento do país e a capital como a terceira mais violenta do mundo.
De acordo com Waiselfisz, um dos maiores motivos para o crescente número da violência da capital se deu pelas greves da polícia, ocorridas nas últimas décadas, onde segundo ele “foi uma festa para a bandidagem”.
Para o sociólogo, a impunidade e a aliança do Estado são os motivadores da violência, onde segundo ele, os índices começaram a crescer “assustadoramente” a partir de 1999, havendo assim uma mudança de padrões e os estados que eram mais violentos tiveram uma redução e os estados, a exemplo de Alagoas, com baixo índice triplicou.
“A violência se espalhou por todo o Estado, houve uma interiorização, principalmente com o crescimento da economia, que aliado a isso aqui não há uma polícia preparada”, destacou, enfatizando ainda que “quem pode se proteger vive e quem não pode fica à mercê da violência”.
Ainda segundo ele, para cada branco assassinado, 20 negros são “exterminados” no Estado. “Os homicídios de brancos diminuíram, agora em relação aos povos negros estes números só cresceram e com relação a 2013 este número só tende a crescer”, enfatizou.
Segundo o sociólogo e pesquisador da ação policial contra a população negra em Alagoas, Carlos Martins, que também foi vítima de uma ação policial equivocada, os crimes contra a população negra são históricos e consequentemente estão relacionados com a formação dos agentes de polícia.
“O que há na verdade é uma marginalização da população negra e principalmente a polícia acha que o negro tem relação com os crimes, já a elite representa segurança, ou seja, a repressão contra o negro é latente”, enfatizou Martins.

Mapa da Violência

Segundo Jacobo, o Mapa da Violência segue a contagem por duas fontes oficiais, os boletins passado pela polícia de cada estado e pelos números fornecidos pelo Ministério da Justiça.
“Contabilizamos todos os tipos de homicídios, não apenas aqueles que são Crimes Violentos Letais e Intencionais, os conhecidos CVLI, mas também todas as formas de crimes relacionados à pessoa humana”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário