29 de junho de 2012

MOISÉS NAÍM Volta ao mundo com Martin Wolf


Folha de S.Paulo,29 de junho,2012
Para colunista econômico do 'Financial Times', jornalistas cometeram erros de omissão na crise
A crise deu a alguns comentaristas econômicos fama mundial. Um deles é Martin Wolf, do "Financial Times". Conversei com ele dias atrás em Istambul. "Que aspectos da crise o surpreenderam?", perguntei.
Martin Wolf: O pouco capital próprio dos bancos para os riscos que assumiam. Eu tinha voltado toda a minha atenção à macroeconomia e não vi o que acontecia com a microeconomia. É o maior erro da minha carreira. Outro erro foi não ter me dado conta de quão fracos eram os controles dos bancos.
Pergunta: Que responsabilidade têm os jornalistas nesta crise?
MW: Cometeram muitos erros de omissão. Deveriam ter sido muito mais agressivos e rigorosos na fiscalização dos bancos. O problema é que, em geral, os jornalistas sabem pouco de economia e finanças.
P: Mas os economistas mais renomados também não previram a crise nem entraram em acordo sobre como geri-la. Quais as exceções?
MW: Nouriel Roubini alertou sobre as bolhas nos preços de ativos financeiros e sua relação com o endividamento e viu que a mistura era explosiva. Robert Shiller analisou melhor que ninguém o setor imobiliário. E Raghuram Rajan soou o alarme sobre a fragilidade do setor financeiro e sua ameaça à estabilidade global. Mas houve muitos outros. E a verdade é que a economia ortodoxa mostrou não ter utilidade para explicar o que acontece.
P: Como qualifica a gestão da crise por George W. Bush, Barack Obama, Wen Jiabao e Angela Merkel?
MW: Bush, reprovado. Obama e Wen Jiabao, aprovados. Merkel, aprovada como líder da Alemanha e reprovada como líder europeia.
P: Obama é ferozmente criticado.
MW: De fato. Para seus críticos, a recessão dos EUA deveria ter sido mais curta e a recuperação, mais vigorosa. Mas, com base na experiência histórica, a crise que Obama herdou deveria ter causado uma recessão ainda mais profunda. Ele evitou essa catástrofe e, até agora, a economia americana é a que mais se recuperou, em comparação com as dos cinco países mais avançados.
P: Nesta crise, os chefes dos BCs se transformaram em atores fundamentais. Quem são os melhores banqueiros centrais do mundo?
MW: Ben Bernanke, o diretor do Federal Reserve dos EUA.
P: Dentro de dez anos, que país crescerá mais, Espanha ou Itália?
MW: Espanha.
P: E entre China e Índia?
MW: Índia.
P: Estados Unidos ou Alemanha?
MW: Estados Unidos.
P: E a Europa?
MW: Vejo três cenários. O primeiro é uma Europa mais federal, o segundo é a das contínuas cúpulas de líderes em que não se decide nada de "grande" e o terceiro supõe que os países acordem reformas parciais que permitam ir resolvendo os problemas mais graves. Este é o cenário mais provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário