29 de março de 2012

Ciência, modernização e inovação, artigo de Eloi Garcia




 
Eloi S. Garcia, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz, é pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, além de membro da Academia Brasileira de Ciências. Artigo publicado no Jornal do Brasil.

As inovações tecnológicas são passos que levam a uma mudança da cultura e paradigma industrial e dependem do desenvolvimento científico de um país. Elas se relacionam com a tão esperada modernização do modelo de organização e administração das instituições e empresas que ainda se encontram em passos lentos e são essenciais para o desenvolvimento científico.

Não podemos perder cientistas por falta de condições de trabalho apropriadas nas empresas. Nos tempos atuais não podemos fugir, cada vez mais, da qualidade da ciência que o governo financia, selecionada com todo o rigor por comitês científicos inquestionáveis. Em tempos de crises, nosso país deve investir, sem dúvida, na formação de recursos humanos competentes e numa ciência sem fronteira realizada por nossos cientistas. Não podemos desperdiçar nossos novos pesquisadores, formados com tantos sacrifícios pela comunidade científica, sem recursos financeiros para realizarem o que sabem fazer: trabalhar na bancada do laboratório.

Quaisquer áreas científicas, incluídas as ciências sociais e as humanidades, podem desenvolver projetos com estes perfis, nas universidades e institutos de pesquisas. O objetivo no final é a captação de novos talentos para reforçar a importância da pesquisa para a sociedade e a economia, mas rechaçando a busca imediata da aplicação da ciência. Esta virá no devido tempo.

Não devemos confundir a demanda dos políticos por inovações que geram produtos rapidamente e o interesse maior dos cientistas pela pesquisa de excelência conduzida na fronteira da criatividade e curiosidade. Um número considerável de cientistas brasileiros possuem projetos financiados pela Capes, CNPq, Finep e Agências de Amparo a Pesquisa Estaduais. Mas este número, pensando no futuro do País, ainda é insuficiente. Temos que aumentá-lo.

Podemos crescer mais. Vamos apostar nos pesquisadores que estão chegando. Acreditando neles, desenvolveremos a qualidade científica e tecnológica alcançando com maior velocidade o sistema empresarial nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário