10 de outubro de 2011

Rondonia:Quase 100 execuções já registradas este ano


Notícias, Portalrondonia

Data : 10/10/2011


Aluguel de armas e a facilidade de comprá-las no mercado negro têm causado um aumento preocupante no índice de homicídios no Estado, chegando a quase 100 o números de execuções ocorridas, sendo que a maioria ligada ao consumo e venda de drogas. Em Porto Velho, segundo dados da Delegacia de Homicídios, 70 inquéritos foram registrados de janeiro a agosto deste ano.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), foram registrados no ano de 2010, 167 homicídios dolosos; em 2011 os números de crimes contra a vida já passam de 99.

Na Capital, conforme estatística apresentada pela Delegacia de Homicídio, a zona leste é o setor mais afetado e lidera o ranking de execuções. Outro fator que coloca as autoridades policiais em alerta é quanto ao aumento nos números de roubo seguido de morte, ou seja, os latrocínios ocorridos na cidade. A maioria dos assassinatos praticados na capital está ligado ao envolvimento com o tráfico, consumo de entorpecentes, alto estado de embriaguez, acerto de contas e grande número de armas em circulação.

Segundo a titular da Delegacia de Homicídios Rosilei de Lima,o índice de elucidação também é grande, dando uma pronta resposta para a sociedade. Nos últimos delitos como o da empresária Neide e do professor vítima do latrocínio, foi possível identificar e prender os infratores.

O estudo do Mapa da Violência 2011, coordenado pelo pesquisador Julio Waiselfisz, com base na análise de atestados de óbitos registrados em todo o país identificou que o número de homicídios no Brasil cresceu 17,8%. O levantamento mostra que a violência é contínua e elevada se acentuando principalmente em Estados do Norte e do Nordeste, na proporção de assassinatos dentre a população geral.
Autor : Estadão do Norte   Fonte : Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário