4 de outubro de 2011

Fórum Técnico busca soluções para a violência nas escolas


Imprensa Oficial, Governo do Estado de Minas Gerais
Depois de seis encontros regionais, etapa final começa hoje e vai até quinta-feira
Ter, 04 de Outubro de 2011 04:20


De hoje a quinta-feira, a Assembleia Legislativa realiza a etapa final do Fórum Técnico Segurança nas Escolas - por uma cultura de paz. Depois de encontros regionais em seis municípios, os diagnósticos e as propostas levantadas nessas cidades serão discutidas no Plenário da ALMG, em Belo Horizonte.
Após a abertura oficial, às 9h30, a socióloga e coordenadora da Área de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Rio de Janeiro, Miriam Abramovay, realiza a palestra magna do evento. Em seguida será dada a palavra a três especialistas: o pedagogo e mestre em Psicologia Social pela UFMG, Luiz Carlos Castello Branco Rena; a promotora de Justiça Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick; e a coordenadora da Organização Brahma Kumaris - Brasil, Marli Medeiros.
Na parte da tarde, outros três conferencistas apresentam dados sobre integração de ações e programas de combate à violência nas escolas: o psicólogo Walter Ernesto Ude Marques; a representante do Governo de Minas Maria Sueli de Oliveira Pires; e a defensora pública Roberta de Mesquita Ribeiro. Os especialistas Luciano Campos Silva (UFMG), Maria Beatriz Costa Pereira (Movimento Viva e Deixe Viver), Hudson Matos Ferraz Júnior (PMMG) e Jéferson Botelho Pereira (Polícia Civil) falam sobre o tema Prevenção e combate à violência escolar.
Grupos de trabalho
Amanhã, será a vez dos debates nos grupos de trabalho, formados por representantes das seis cidades do interior onde aconteceram os encontros regionais e também de Belo Horizonte. Eles vão debater as propostas dentro dos três eixos principais - Violência no ambiente escolar; Integração de ações e programas; e Prevenção e combate à violência escolar - e levá-las para a Plenária Final, que acontece na quinta-feira (6). O documento final resultante do evento vai subsidiar a formulação de políticas públicas visando à prevenção e ao combate à violência nas escolas.
O Fórum Técnico Segurança nas Escolas é uma iniciativa da Assembleia que conta com o apoio de 77 entidades. Entre seus objetivos estão conhecer os problemas enfrentados pelos alunos e profissionais da educação, decorrentes da violência dentro e fora do ambiente escolar, além de discutir propostas de integração de órgãos e políticas públicas relacionadas à questão da violência nesse ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário