28 de junho de 2011

Levantamento do Congresso em Foco mostra que apenas 8% dos parlamentares têm mestrado ou doutorado

RIO - Um levantamento produzido pelo site Congresso em Foco revela que apenas 8% dos 652 deputados e senadores - entre titulares que foram eleitos e suplentes que assumiram desde o início da legislatura - têm mestrado ou doutorado. Apenas um, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), tem pós-doutorado.

LISTA : Conheça a escolaridade de cada senador

ESCOLARIDADE : Veja a lista com a formação dos deputados

Além de um pós-doutor, há no Congresso 14 doutores, 40 mestres e 119 especialistas. Quase 27% dos parlamentares tem algum tipo de pós-graduação, seja lato sensu ou stricto sensu.

Entre as áreas acadêmicas mais cursadas pelos senadores estão: Direito (22 bacharéis), Economia (11), Administração de Empresas (6), Medicina (6) e Contabilidade (5). Ao todo, 11 senadores (9,5%) estão entre os que não concluíram ou sequer ingressaram em curso superior.

Já na Câmara, pouco mais de um quarto da Câmara (160 deputados) tem algum nível de pós-graduação, entre especializações, mestrados e doutorados. O número corresponde a 28% do total de parlamentares que passaram pela Câmara de fevereiro até junho deste ano.

Os deputados do Nordeste são os que mais cursaram doutorado: são cinco no total. Quatro doutorados são do Sudeste, três da Região Norte, e um do Sul do país.

Para fazer o levantamento, o site utilizou informações da biografia disponível na página da Câmara sobre cada parlamentar. Em 62 casos, não havia qualquer informação, incluído o nível de escolaridade do próprio presidente da Câmara, Marco Maia (PT-SP).

No caso do Senado, não há registro dos dados acadêmicos de seus representantes. Quando a informação não foi encontrada na página particular do parlamentar, a reportagem fez contatos diretos com senador, as assessorias de imprensa e até registros oficiais publicados na Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário