26 de maio de 2011

Violência em sala de aula vira caso de polícia em Salvador e Curitiba



CURITIBA - A violência em sala de aula virou caso de polícia em duas escolas públicas no País. Em uma delas, um professor foi acusado de dar um soco em um aluno de 14 anos. Na outra, o estudante saiu algemado da sala de aula depois de discutir com o vice-diretor.
Em Curitiba, um colega filmou o momento em que o aluno Adauto Luz, 20 anos, saiu algemado do colégio. Ele estuda no 2º ano do ensino médio.
O motivo da prisão foi uma agressão verbal a um vice-diretor. A gravação registra a revolta de uma professora com a prisão. Ela diz que sentiu-se agredida com a entrada da PM na aula.
O vice-diretor disse que estava cansado de ser xingado pelo aluno, muitas vezes na frente de outras pessoas, e que quando as tentativas de diálogo se esgotaram, ele chamou a polícia.
- Ele disse que eu estava sentado de forma indevida na sala e eu chamei ele de mentiroso na frente de uma pedagoga e de um professora - disse o aluno.
A Polícia Militar disse que houve desacato à autoridade. Adauto passou três horas na delegacia e foi liberado.
Em Salvador, outra discussão em escola virou caso de polícia. Alunos acusam um professor de agredir um aluno de 14 anos com um soco. O motivo da discórdia seria uma caixa de som ligada durante o recreio.
- Ele passou por mim e pediu a caixa de som. Eu falei que não ia dar. Ele começou a apertar meu braço e me levar para a direção. E eu falei que não ia ficar por isso mesmo, não. Quando eu falei isso, ele me deu um murro no peito - conta o adolescente.
O professor Lázaro Esteves dos Santos nega a agressão e diz que foi ameaçado pelo estudante.
- Ele me ameaçou dizendo que isso não ia ficar assim.
Para especialistas em educação, casos envolvendo alunos e professores só deveriam chegar à polícia em último caso.
- O que o professor poderia fazer nesse momento seria buscar auxílio entre seus colegas e superiores, relatando o que está acontecendo e, em equipe, dizer o que está acontecendo- diz a psicóloga Maria Elizabeth Haro.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/26/violencia-em-sala-de-aula-vira-caso-de-policia-em-salvador-curitiba-924542741.asp#ixzz1NU00O6l7 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário