24 de abril de 2011

Secretaria de Educação de São Pedro promove debate sobre bullyng



  Folha de São Pedro  SP


O assunto ganhou espaço na mídia nos últimos tempos e as escolas são os principais locais onde o bullying acontece. Com a preocupação de informar capacitar coordenadores e diretores das redes públicas e particulares de São Pedro, a Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 19 de abril um debate com base no vídeo produzido por uma emissora de TV. O bullying é o tema escolhido este ano para o projeto EPTV na Escola 2011. Com o título: Bullying: quando a brincadeira perde a graça , alunos de toda a região deverão escrever textos sobre as agressões físicas e morais praticadas dentro das escolas. Os alunos do último ano do ensino fundamental que escreverem os 30 melhores textos de cada cidade irão visitar a sede da EPTV e ganhar prêmios.
Para o secretário de Educação de São Pedro, José Daniel Batista, a iniciativa visa preparar coordenadores e diretores dos grupos escolares com a finalidade de evitar o bullying, além de contribuir com a informação e formação dos profissionais sobre um tema muito cotidiano no âmbito educacional e ainda incentivar os alunos a participarem do projeto EPTV na Escola .
Foram realizados dois debates, um no período da manhã, com os coordenadores das escolas municiais de São Pedro, e um à tarde, que contou com a presença de diretores da rede municipal de educação, da escola Vicente Luis Grosso e ETEC (estaduais), além de três novos conselheiros tutelares de São Pedro: José Eduardo de Camargo, Anselmo Meneghin e Maria de Lourdes Cezar Ferraz.
Após os debates, ficou definido que a Secretaria de Educação promoverá campanhas de conscientização em todas as unidades de ensino municipal e palestras sobre o assunto cujo o público alvo são os pais, pois é a parceria com os pais que garantirá um trabalho eficaz de prevenção ao bullyng , declarou o secretário Daniel.
Fique atento aos sinais
Alguns sinais nas crianças e adolescentes para os quais os pais devem prestar atenção: Demonstra falta de vontade de ir à escola; Sente-se mal perto da hora de sair de casa; Pede para trocar de escola; Pede sempre para ser levado à escola; Muda frequentemente o trajeto entre a casa e a escola; Apresenta baixo rendimento escolar; Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais rasgados; Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação convincente; Parece angustiado, ansioso e deprimido; Tem pesadelos constantes com pedidos de socorro ou me deixa ; Perde , repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.
Em primeiro lugar, é preciso conversar. Saiba que ele está precisando de ajuda! Não tente ignorar a situação, mas mantenha a calma. Controlar sua própria agressividade é imprescindível. Mostre que você sabe o que está acontecendo, e procure entendê-lo, demonstre que o ama, porém demonstre também que você não aprova esse comportamento. Que isso é errado e que não deve ser repetido. Procure saber o porquê ele está agindo assim. Garanta a ele que você vai ajudá-lo. Com o consentimento dele, entre em contato com a escola, converse com professores, funcionários e amigos que possam ajudá-lo. Estabeleça limites firmes. Encoraje-o a pedir desculpas a quem possa ter agredido, pessoalmente ou por carta. Destaque coisas positivas para melhorar a sua autoestima. Procure criar situações em que ele possa se sair bem, elogiando-o sempre que isso ocorrer.
E se o seu filho for um autor de bullying? Como lidar?
Garanta a ele que você vai ajudá-lo. Com o consentimento dele, entre em contato com a escola, converse com professores, funcionários e amigos que possam ajudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário