19 de abril de 2011

Mapa da violencia 2011: Joao Lyra



Sangari | O Jornal  AL
João Lyra defende implantação de UPP em Alagoas

João Lyra defende novo modelo de segurança O deputado federal João Lyra (PTB-AL) está encaminhando requerimento solicitando do Ministério da Justiça, do Ministério da Defesa e do Governo do Estado de Alagoas, a cooperação para a implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), inicialmente em Maceió, a fim de desarticular quadrilhas e combater o tráfico de drogas. As unidades seguiriam o modelo do projeto da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, que já trabalha com o policiamento comunitário em 12 favelas.
A sugestão do parlamentar leva em consideração os altos índices de criminalidade que apontam Alagoas como o Estado mais violento do Brasil, com uma taxa de 60,3 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, de acordo com o Mapa da Violência, divulgado este ano pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Justiça. No relatório, Maceió aprece como a capital mais violenta com índices ainda mais alarmantes: são 107,1 homicídios para cada 100 mil habitantes.
"O próprio ex-presidente Lula, ao final do segundo mandato, já defendia uma espécie de nacionalização das UPPs. O objetivo desta Indicação é a articulação de ações entre União e os Estados para a implantação do policiamento comunitário, mirando a experiência no Rio de Janeiro, que mostrou que o combate à criminalidade exige esforços da União, dos Estados e municípios, bem como de toda a comunidade", explica o deputado no documento direcionado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e ao governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho.
No mesmo texto, o deputado João Lyra destaca que a implantação de UPPs estaria prevista no Plano de Aceleração de Crescimento II (PAC II), sob a denominação de Posto Policial Comunitário: "A presidenta Dilma também já sinalizou que recursos para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) seriam aplicados para expandir a experiência carioca da UPP para todo o país", completa.
A ideia do parlamentar é que a primeira unidade maceioense seja implantada na Grota do Ari, bairro do Jacintinho, um dos mais populosos e violentos da capital alagoana. Segundo o demonstrativo de ocorrências de homicídios por bairro do Centro de Operações da Polícia Militar (Ciods), em 2010, o Jacintinho contabilizou 7,5% do total de assassinatos em Maceió, estando entre os três bairros mais violentos. Em abril do ano passado, o bairro liderou o ranking de homicídios com 12 assassinatos, ficando à frente do Tabuleiro do Martins, com 8 mortes, e do Benedito Bentes, 9. A implantação da unidade na Grota do Ari seria um projeto-embrião e serviria de experimento para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de outras UPPs na capital.
Integrante da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal, o deputado João Lyra frisa que a importância da implantação de UPPs em Maceió não se restringe ao combate à criminalidade. Há a necessidade de aliar policiamento ostensivo e benefícios sociais para a própria comunidade, trabalhando o conceito de segurança e parceria entre policiais e moradores. "É preciso que a população tenha acesso a um atendimento básico de saúde de qualidade, as crianças precisam ser estimuladas à prática esportiva, a aumentar a frequência escolar, entre outros. De modo que a presença das UPPs gere nas comunidades atendidas a certeza de que seu direito à cidadania está preservado", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário