23 de abril de 2011

Falhas em concursos

Abril 23, Correio Brasiliense



O coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Isaac Roitman, defende um debate sobre a forma de ingresso dos docentes nas instituições, e não sobre a remuneração dos pesquisadores - que deveria ser variável e compatível com a de instituições internacionais. "O sistema de concurso usado pelas universidades é completamente equivocado. Esse tipo de prova não escolhe os melhores candidatos. Devemos fazer um sistema usado em países centrais, que é a divulgação da vaga para o mundo inteiro e uma seleção por meio do currículo do candidato. Isso iria melhorar a motivação de quem trabalha com a universidade", aponta.
Ainda segundo o especialista, é importante não apenas a melhoria na pós-graduação brasileira para o incremento da produção intelectual, como também um investimento na educação básica. "O investimento da educação para a pesquisa se faz no ensino superior, principalmente na pós-graduação. Mas é preciso incrementar esse investimento no ensino básico. Se o país não preparar esse estudante, ele vai ser deficiente no ensino superior", afirma.
Diretor do Instituto de Física da Universidade de Brasília, Geraldo Magela aponta a estabilidade de profissionais e a burocracia como grandes problemas nas instituições brasileiras. "Para eu receber um computador novo, tenho que levar um pedido de mesa em mesa. Quando conseguimos fazer uma licitação, recebemos um computador que não atende a nossas necessidades porque ele foi mais barato", exemplifica. (LL)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário