1 de abril de 2011

A Educação em São Paulo: Bonus por resultado

Início do conteúdo

Escolas da zona leste têm pior desempenho

Diretoria Leste 2, que reúne 90 colégios da capital, obtém índice 0,278 em avaliação

01 de abril de 2011

Ocimara Balmant - O Estado de S.Paulo
ESPECIAL PARA O ESTADO
Jonne Roriz/AE-27/3/2009
Jonne Roriz/AE-27/3/2009
Divisão. Cerca de 190 mil profissionais de 3.778 escolas do Estado receberão o bônus; valor total é de R$ 340 milhões
As escolas da extrema zona leste da capital têm as piores médias de desempenho de estudantes da cidade. A diretoria chamada Leste 2, que reúne 90 escolas de bairros como Itaim Paulista, Guaianases, Itaquera, Lajeado, São Miguel e Vila Curuçá, obteve 0,278 no índice de cumprimento de metas estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação. A escala do índice vai de 0 a 1.
O índice é cerca de metade do que obteve uma área nobre da própria zona leste - bairros como Belém e Tatuapé conseguiram 0,469 - e bem abaixo da pontuação da Norte 2. Essa última diretoria congrega bairros como Jaçanã, Mandaqui e Tucuruvi, que alcançaram 0,6 - o melhor desempenho na capital. Os dados mostram que quanto mais periférico é o bairro, mais baixo é o rendimento dos estudantes (mais informações nesta página).
O cálculo do índice corresponde à soma de quanto cada uma das 5 mil escolas públicas de todo o Estado cumpriram de sua meta de desempenho (cada colégio tem uma meta específica com base na sua própria realidade), mais o adicional por qualidade, concedido às escolas que superam o que foi estipulado.
Segundo o desempenho da escola, professores e demais profissionais da educação recebem bônus. A bonificação referente aos resultados de 2010 foi paga ontem. O governo distribuiu R$ 340 milhões a cerca de 190 mil profissionais de 3.778 escolas.
Na comparação com o ano passado, porém, o número de escolas que não receberam o bônus triplicou. Em 2010, 510 colégios (9,9%) ficaram sem a bonificação. Neste ano, foram 1.474 escolas, ou 29,1% da rede pública do Estado. O valor distribuído também caiu pela metade. No ano passado, foram 655 milhões.
A queda se deve, principalmente, ao desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e à grande rotatividade de professores.
Interior. O pior desempenho do Estado foi observado no interior. A diretoria de ensino de Itararé, a 280 km de São Paulo, conseguiu apenas 0,190. Taquaritinga, na região de Ribeirão Preto, obteve o melhor índice no cumprimento das metas: 0,823.
"A meta torna a escola mais objetiva, mas é preciso ver se o que pedem é plausível. O problema da evasão, por exemplo, não depende só dos professores", afirma Ocimar Avelarse, da Faculdade de Educação da USP.
PARA ENTENDER

O bônus por resultado é calculado pelo governo de acordo com a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) de cada uma das 5 mil escolas estaduais e proporcional ao resultado de cada unidade.
Se as metas são totalmente atingidas, as equipes escolares ganham o equivalente a 2,4 salários.
Se a escola atingiu 50% de sua meta, os funcionários recebem 50% do bônus (ou seja, 1,2 salário a mais) e assim consecutivamente. Para os que trabalham nas unidades que superaram a meta, o bônus pode chegar a 2,9 salários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário