19 de fevereiro de 2011

Obama promove mais investimentos na educação para "ganhar o futuro"

19 de fevereiro de 2011
Educação e Ciências | Yahoo! Notícias Brasil

Washington, 19 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que para "ganhar o futuro" seu país requer uma força de trabalho mais bem capacitada, e que na próxima semana pedirá a ajuda do empresariado para fomentar a competitividade econômica e a criação de empregos.
Durante seu discurso radiofônico dos sábados, também transmitido pela internet, Obama reiterou que para que os EUA superarem seus rivais no mundo são necessários mais investimentos na educação.
"Temos tudo o que precisamos para competir: empresários audazes, novas e brilhantes ideias, universidades de primeira classe e, sobretudo, gente jovem cheia de vontade e pronta para nos ajudar a ter êxito. A única coisa que temos que fazer é aproveitar esse potencial", avaliou.
Segundo Obama, na próxima década quase metade de todos os novos postos de emprego nos EUA irão requerer títulos universitários, e muitos deles, grande conhecimento de matemática e ciências.
"No entanto, ficamos atrasados em matemática, ciências e nas taxas de graduação. Como resultado, companhias como a Intel enfrentam dificuldades para contratar trabalhadores americanos com as destrezas que correspondam a suas necessidades", observou.
Como fez em outros atos públicos, Obama destacou os esforços de seu Governo para reformar as normas educativas dos EUA mediante "soluções inovadoras".
Só com melhoras na educação e a capacitação da força de trabalho é que "poderemos assegurar que as próximas empresas como Intel, Google e Microsoft serão criadas nos EUA e contratarão trabalhadores americanos", enfatizou.
Obama disse que na próxima semana se reunirá com líderes empresariais em Cleveland (Ohio) para buscar ideias para a criação de empregos e fortalecer a competitividade da nação.
O líder gravou o discurso em Hillsboro (Oregon), onde na sexta-feira visitou uma fábrica de montagem de microprocessadores da Intel, considerada uma empresa pioneira na era digital.
Sua visita ao Oregon foi a última etapa de uma viagem pela costa Oeste dos EUA, marcada pelo caráter tecnológico.
Obama estabeleceu o investimento em educação e em pesquisa tecnológica como um dos pilares de sua solicitação orçamentária federal para o ano fiscal de 2012, que começa em outubro.
Suas ideias, no entanto, vão de encontro com o ceticismo e as críticas dos republicanos no Congresso, que propõem profundos cortes no orçamento federal para reduzir o déficit fiscal, que este ano alcançará US$ 1,64 trilhão. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário