20 de novembro de 2010

Juventude em Ceara



19 de novembro de 2010
 
48,4% dos desempregados na Região Metropolitana são jovens

Pesquisa realizada tem 2009 aponta que dos 194 mil desempregados da Região Metropolitana de Fortaleza, os jovens com idade entre 15 e 24 anos representam 48,4%. Atualmente, 48% da população de jovens é pobre, aponta o estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) Existem 194 mil desempregados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), composta por 13 municípios. Desse contingente, 94 mil são jovens, com idade entre 15 e 24 anos, o que representa 48,4% da quantidade total de desempregados na região. Os dados são do estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) durante o primeiro semestre deste ano, e foram divulgados ontem.
Com o tema Educação e Trabalho Juvenil em um contexto de crescimento econômico: a realidade do Ceará, a pesquisa apresentou indicadores sobre educação, empregabilidade e escolaridade de jovens dos 13 municípios da RMF. Hoje, a Região é responsável por dois terços do Produto Interno Bruto do Estado. Segundo o estudo do IDT, para cada três jovens trabalhando na RMF, há um desempregado.
De acordo o analista de mercado de trabalho do IDT, Mardônio Costa, isso acontece porque 48% dos jovens da RMF são pobres. "Com a renda familiar ruim, alguns jovens optam por trabalhar. Mas isso leva à queda de nível da escolaridade e fica complicado combater a pobreza", disse.
A pesquisa aponta que o comportamento geral da taxa de participação dos jovens da RMF no mercado de trabalho cearense teve uma queda: em 1995 era de 63,57%, passando a 61,25% em 2008. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) do ano passado, entre 1998 e 2008 a participação dos jovens da RMF com 15, 16 e 17 anos no mercado de trabalho caiu de 45% para 35,5%, porcentagem próxima à participação dos jovens em âmbito nacional, que foi de 37%. "O mercado não está absorvendo esse público porque eles não têm escolaridade de ensino médio ainda. É uma chance de as crianças voltarem à escola", afirmou Mardônio.
Um resultado "surpreendente", segundo a pesquisa que analisou o quadro em 2009, foi quanto aos jovens que "somente estudam" na Região Metropolitana de Fortaleza. Divididos em cinco blocos, que indicam em ordem crescente as famílias mais pobres até as mais ricas, a maior porcentagem de jovens que somente estudam é encontrada no primeiro quinto, composto por 20% das famílias mais pobres, com 41,9%.
São qualificadas como pobres as pessoas em famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 207,50 em 2008). Em paralelo com o último quinto, que representa 20% da população mais rica da RMF, a quantidade de jovens que "somente estudam" é de 34,9%.
O que

ENTENDA A NOTÍCIA
Estudo mostra que dos 194 mil desempregados da Região Metropolitana de Fortaleza 94 mil são jovens entre 15 e 24 anos. De acordo com o estudo do IDT, para cada três jovens trabalhando na RMF, há um desempregado.
Juliana Diógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário