1 de julho de 2010

Sistemas de ensino têm impacto positivo sobre o desempenho dos alunos

Sala de Aula Estruturada - O impacto do uso de sistemas de ensino nos resultados da Prova Brasil
29/06/10



Pesquisa da Fundação Lemann mostra que uso de material estruturado aumenta em 5 pontos a nota dos estudantes na Prova Brasil

O uso de materiais didáticos estruturados nas escolas tem impacto positivo sobre o desempenho dos alunos. A conclusão é de um estudo apresentado hoje em São Paulo pela Fundação Lemann, no Insper. A adoção de sistemas de ensino nas escolas aumenta em 5 pontos as notas dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa na Prova Brasil. "É um resultado expressivo, uma vez que 12 pontos na escala da Prova Brasil representam aproximadamente um ano escolar", afirma a pesquisadora Paula Louzano, autora do estudo e consultora da Fundação Lemann.

A pesquisa utilizou os dados da Prova Brasil de 2005 e 2007. Uma forma de garantir o rigor dos resultados foi comparar escolas que utilizavam o material no intervalo entre as duas provas com escolas que passaram a utilizar o material depois de 2007. Assim, foi eliminado o que tecnicamente se conhece como "viés de seleção". A comparação entre as escolas também levou em consideração as características sócio-econômicas, culturias e educacionais dos alunos. Com esses cuidados, é possível afirmar que a diferença entre as notas no resultado final pode ser atribuída ao uso deste tipo de material didático.

Atualmente, 291 municípios paulistas utilizam materiais estruturados em suas escolas - um crescimento de 90% nos últimos cinco anos. O número considera o uso de materiais privados e públicos. Em 2008, uma pesquisa qualitativa da Fundação Lemann feita com professores e gestores educacionais de municípios paulistas mostrou que 93% dos profissionais entrevistados consideravam "bom" ou "ótimo" o sistema adotado em sua rede e que 84% acreditavam que o desempenho dos alunos havia melhorado com a adoção do material. As principais justificativas dos entrevistados para suas avaliações positivas incluíam o fato de o material trazer orientações claras para os professores sobre como estruturar suas aulas; ajudar o professor a entender o conteúdo e aumentar a cobrança de pais e alunos sobre os professores.

Em contraponto às opiniões de quem efetivamente usa os materiais estruturados, ainda existem focos de resistência dos que consideram que a estrutura padronizada deste tipo de material fere a autonomia do professor. Ilona Becskeházy, diretora-executiva da Fundação Lemann, argumenta: "A liberdade do professor na sala de aula não pode se opor ao direito do aluno de aprender. A razão de existir de todos os sistemas de educação é o aprendizado de cada aluno".

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